VaricoceleÉ a patologia mais frequente que influencia na fertilidade masculina, se apresenta como a dilatação das veias do testículo. O processo é semelhante ao que acontece nas varizes em outros locais, ou seja, há uma insuficiência das veias testiculares acarretando um represamento sanguíneo e a dilatação venosa com refluxo sangüíneo.
Estima-se que no mundo inteiro que a sua prevalência seja de 20% dos homens, chegando a 35% nos casais com problemas para engravidar.
Como a maioria das doenças o diagnóstico precoce é muito importante, a apresentação da doença ocorre entre os 14 e 15 anos. Além da alterações na fertilidade a varicocele pode causar dor e diminuição testicular, apresenta predominância pela lado esquerdo, devido à anatomia da drenagem testicular esquerda, casos a direita apresentam menor prevalência.
Varicocele e infertilidade
Os testículos estão situados fora do corpo (no escroto) por um motivo: a temperatura adequada para a produção de espermatozoides deve ser cerca de 1,5 a 2 graus celsius) mais baixa que a temperatura do corpo.
Com a presença da varicocele, o sangue fica represado ao redor dos testículos, aumentando a temperatura testicular e prejudicando o processo de formação dos espermatozoides. Além deste aumento de temperatura existe a presença de radicais livres de oxigênio localmente, substnâcias tóxicas ao espermatozoides.
A consequência é a diminuição da produção e da qualidade dos espermatozoides.
Diagnóstico
Na maioria dos casos é assintomática, sendo o exame físico realizado pelo urologista a medida mais importante. A utilização de ultrassom dos testículos é uma ótima ferramenta na complementação do diagnóstico.
Quando a varicocele precisa ser tratada?
Devemos tratar a varicocele em homens que apresentam alterações seminais e estão em investigação de infertilidade conjugal.
O tratamento é importante, pois os efeitos nocivos da varicocele são progressivos e encontramos uma melhora dos parâmetros seminais em 40-70% dos homens submetidos ao procedimento.
Além da indicação da correção devido a alteração da fertilidade, podemos corrigir a varicocele em casos de dor ou diminuição do tamanho testicular .
Tratamento
A cirurgia de correção da varicocele é realizada com o auxilio de um microscópio, onde as veias dilatadas são ligadas.
A técnica que utiliza o microscópio é preferível devido a sua precisão e resultados.
Por ser uma cirurgia onde o acesso ocorre por via inguinal, podemos realiza-la em regime ambulatorial, ou seja, o paciente vai para casa no mesmo dia da cirugia.
Existem outras técnicas disponíveis como: técnica laparoscópica (procedimento mais invasivo, pouco utilizada em nosso meio) e também a embolização da varicocele (procedimento menos invasivo, onde é realizado um cateterismo destes vasos com a sua obstrução). No entanto essa técnica, apresenta resultados inferiores à técnica microscópica.