Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator | Dr. Vagner Comin | Vasectomia |

ANDROLOGIA VASECTOMIA

A vasectomia é um procedimento cirúrgico que tem o objetivo de esterilização masculina e planejamento familiar  É uma cirurgia simples, feita por um urologista em regime ambulatorial de duração aproximada de 30 minutos, podendo ser realizada com anestesia local ou sedação de acordo com a preferência do paciente.

Devido à simplicidade da cirurgia é possível ao paciente retornar às suas atividades profissionais em 2 ou 3 dias e à atividade sexual em até 10 dias.

Quando considerar a vasectomia?

  1. Quando há riscos para a saúde da mulher em uma futura gravidez;
  2. Quando há restrições sobre os efeitos colaterais de outros métodos contraceptivos;
  3. Quando o homem ou o casal decidiu que não deseja ter filhos.

Complicações

As complicações são raras por se tratar de uma cirurgia de pequeno porte. Quando presentes, as complicações de curto prazo podem incluir infecção, hematoma ou edema local (inchaço).

A principal complicação a longo prazo é a síndrome de dor pós-vasectomia, onde ocorre um desconforto testicular leve a moderado e que reduz com o tempo.

Legalidade

No Brasil a vasectomía só é permitida para homens com mais de 25 anos ou 2 filhos vivos, sendo necessário um período mínimo de 60 dias entre a manifestação do interesse e a realização do procedimento.

Reversão de vasectomia

A reversão de vasectomia é um procedimento de baixo risco, entretanto de maior complexidade que a vasectomia. Por se tratar de uma microcirurgia, necessita de internação hospitalar e o uso de um microscópio para a união dos ductos que foram seccionados na vasectomia.

O tempo entre a vasectomia e a reversão é fundamental para definir a taxa de sucesso. Quando realizada em até 3 anos após a vasectomia apresenta sucesso em torno de 97%, com o passar do tempo a chance de bons resultados diminuem, sendo 85% de 3 a 8 anos e 70-79% em até 14 anos.

Quanto a taxa de gravidez, além do tempo da vasectomia, entra em consideração a idade da parceira. Após 36 a 38 anos a mulher tem um potencial ovariano reduzido, o que pode diminuir a chance de uma gestação.

Agendamento de Consultas

Se preferir, agende online:

Vagner Comin - Doctoralia.com.br